Melhores praias do Ceará

Apesar de ser um dos menores Estados do Brasil, o Ceará tem um dos litorais mais extensos do país Fortaleza conta com algumas das melhores praias urbanas do país; uma extensa cadeia de hotéis, restaurantes e serviços turísticos desenvolveu-se ao longa da orla de Fortaleza.

Para atender à demanda turística, a capital do Ceará investiu em uma enorme infraestrutura de hotéis, restaurantes e outras opções de lazer, principalmente na região à beira-mar; ademais, como a explosão do turismo deu-se recentemente, vários dos hotéis são novos e modernos, com uma estrutura de serviços em sintonia com as demandas do exigente turista dos dias atuais.

Fora de Fortaleza, o Ceará conta também com praias paradisíacas, como as mundialmente famosas Canoa Quebrada e Jericoacoara; nessas praias, o principal atrativo é a beleza preservada das praias e paisagens. Embora a infraestrutura turística não seja tão desenvolvida quanto a da capital (e isso por desejo tanto de moradores locais como de moradores), está cada vez mais comum encontrar alojamentos e restaurantes de alto padrão mesmo nas praias mais isoladas.

Ao longo de toda a costa cearense, visitantes encantam-se com a beleza das praias, a riqueza da cultura local e a amabilidade dos habitantes.

Praia de Iracema

Vista aérea da praia de iracema e ponte dos ingleses

As águas claras da praia de Iracema são poluídas, mas seu calçadão está sempre cheio de gente correndo, caminhando ou apenas contemplando o mar de ondas fortes. A grande quantidade de bares e de restaurantes garante burburinho dia e noite, mas é à tardinha que o movimento aumenta, principalmente na Ponte Metálica (ou dos Ingleses), uma plataforma que avança mar adentro e local perfeito para se despedir do sol.  É a praia dos boêmios. Os festeiros da noite (tanto locais, como turistas brasileiros e estrangeiros) começam a se movimentar ao entardecer e festejam até a madrugada. Iracema concentra vários bares, restaurantes e boates. O Centro Cultural Dragão do Mar, assim como a boate Pirata, ficam em Iracema.

Praia do Meireles

Calçadão da Beira Mar na Praia do Meireles

Bastante familiar, a praia de Meireles é arborizada, tem calçadões, feira de artesanato e quadra de esportes. O movimento de turistas é grande, uma vez que a maioria dos hotéis está por lá. É a mais procurada para passeios e caminhadas descompromissadas. Esse trecho da praia tem calçadas largas, com amplo espaço para caminhadas e pequenos estabelecimentos comerciais e turísticos, como restaurantes, quiosques, postos de informação. A Feirinha de Artesanato, que é armada todos os dias a partir do entardecer, é uma grande atração do Meireles. Com formações rochosas e mar poluído, não é indicada para banhos.

Praia do Futuro

Praia do futuro

Preferida dos banhistas, a praia do Futuro ocupa oito dos 25 quilômetros da orla da capital. Limpa e bonita, abriga ao longo de seu calçadão diversas barracas que oferecem duchas de água doce, cadeiras de praia e delícias da gastronomia regional. As mais conhecidas são as do Chico do Caranguejo, frequentada por apreciadores do crustáceo; Vira Verão, que reúne a turma jovem e os esportistas; Itapariká, com estrutura para crianças; Crocobeach, com o bufê mais concorrido da região; Atlantidz, barraca temática que remete ao continente perdido de Atlântida; barraca do hotel Vila Galé; América do Sol; Terra do Sol  Completam o cenário as areias fofas e claras, as ondas fortes e as dunas. Nas noites de quinta-feira, em especial, é palco para shows de forró e humor, além de festas comandadas por DJ´s. Fica a 11 quilômetros do Centro.

Porto das Dunas

Beach park, localizado na praia de Porto das Dunas, considerado o maior parque aquático do Brasil

» distância de Fortaleza: 22 km

Integrada à região metropolitana de Fortaleza, a praia é considerada um bairro da capital e possui uma excelente rede de hotéis e resorts, além de locação de casas por temporada.

Sede de uma das etapas do campeonato mundial de windsurf, o Porto das Dunas também é indicado para a prática do surf, skate, passeios de quadricículo, sandboard e off road.

Barraca do Beach Park, eleita pela Veja a melhor barraca de praia de Fortaleza

A praia que abriga o complexo turístico Beach Park – com um dos melhores parques aquáticos do mundo – é parada obrigatória dos turistas que visitam o Ceará. Com a barraca que leva o mesmo nome do parque, eleita a melhor barraca de praia pela revista Veja, apresenta um dos melhores caranguejos da cidade, além de localização privilegiada, entre imensas palmeiras.

Morro Branco

Falésias em Morro Branco

 » distância de Fortaleza: 77 km

 Localizada a 4 km do município de Beberibe, a praia do Morro Branco é famosa por sediar um dos carnavais de rua mais concorridos da costa leste.

Fontes de água doce que saem de dentro das falésias

A praia possui um cenário de falésias e areias coloridas, bastante utilizadas como matéria-prima para o artesanato típico da região. É de lá que vêm as areias nos mais diversos tons utilizadas para a confecção de paisagens de areia montadas dentro de garrafinhas, comercializadas em feiras de artesanato de todo o Estado.

As fontes de água doce também atraem os turistas, que em Morro Branco podem experimentar um passeio de jangada pilotado pelos próprios pescadores da região.

Bem próximo à entrada de Morro Branco o visitante se depara com um paraíso chamado Labirinto das Falésias, localizado no meio das dunas. Para quem prefere não arriscar fazendo o percurso sozinho, existem guias e buggys que levam até o local.

Labirinto nas Falésias

dicas bacanas

» Explore os labirintos e confira as diferentes tonalidades de areia que são muito usadas na confecção das garrafinhas de areias coloridas, comercializadas nas feiras de artesanato em todo o Estado

Famosas areias coloridas de Morro Branco

» Conheça de perto as dunas de areias coloridas de tons vermelho amarelo e branco

» Não deixe de ver o pôr-do-sol no Labirinto das Falésias, local onde a erosão esculpiu nas falésias uma séria de entradas e corredores que lembram um labirinto. Se sua visita for durante a alta temporada, tente ir o mais cedo possível ao Labirinto, que recebe com freqüência a visita de muitos ônibus com turistas ávidos por conhecer o local

» Veja o nascer ou pôr-do-sol do Mirante do Morro Branco numa trilha que passa pela duna branca que deu origem ao nome do lugar

» Confira as dunas brancas que surgem por trás das falésias e represam as águas da Lagoa do Tracoá, local que dispõe de uma variada vegetação

» Fique atento na hora de dar aquele mergulho no mar: quando a maré está alta no litoral de Beberibe a correnteza fica muito forte, não se arrisque.

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada

» distância de Fortaleza: 156 km

Localizada a 12 km do município de Aracati, desde os anos 70 Canoa Quebrada é uma das praias mais conhecidas e badaladas do Ceará. Cenário de filmes como ‘Bella Dona’, de Fábio Barreto (1997), a vila está localizada sobre falésias de até 30 metros do nível do mar.

Com um visual de areias avermelhadas, Canoa nasceu a partir do pequeno povoado de Esteves e hoje tem no turismo sua principal fonte de renda.

Além da magia que até quem conhece Canoa não consegue traduzir, a praia oferece passeios de buggy, jangadas, mountain bike, sandboarding, caminhadas ecológicas, quadriciclos e pesque-pague.

Famosa pelas noites animadas – com pessoas de todos os lugares do mundo e os mais diversos estilos musicais, Canoa possui infraestrutura gastronômica e de pousadas para todos os gostos e bolsos. É na Broadway, principal rua de Canoa, que se concentra o que há de melhor em bares, restaurantes, lojas e cultura local.

dicas bacanas

» Não deixe de conferir o indescritível entardecer de Canoa na famosa Duna do Pôr do Sol, de onde se tem uma vista panorâmica de toda a região.

» Esqueça do resto do mundo e faça caminhadas relaxantes pela praia – se o sol ainda estiver alto, não esqueça de passar o protetor solar.

» Contrate um bugueiro e escolha entre o passeio até Ponta Grossa ou até as dunas. No passeio pelas dunas é possível ver o cenário do filme ‘Bela Dona’, as fazendas de camarão, a duna do pôr do sol e praticar o skibunda (descer as dunas com um pedaço de madeira caindo em uma lagoa).

Rua Broadway, onde acontece toda a diversão durante a noite

» O passeio até Ponta Grossa pela beira do mar é imperdível: dura cerca de 3 horas e no trajeto você passa por belíssimas praias, como Quixaba e Retirinho. Em Ponta Grossa você descobre que quase todos os habitantes fazem parte da família Crispim e vai ouvir as histórias dos moradores sobre a descoberta do Brasil.

» Divirta-se nas noites da Broadway, onde tem gente, música e diversão para todos os gostos.

» Experimente um passeio de jangada no mar de Canoa. Procure saber se há coletes salva-vidas.

Praia das Fontes

Praia das fontes

» distância de Fortaleza: 87 km

Localizada no município de Beberibe, na Praia das Fontes os visitantes se deleitam com a presença de dunas e falésias coloridas, de onde jorram fontes de água doce e no meio das dunas se deparam com a Lagoa da Uberaba, cujas águas abastecem a sede do município.

A praia tem uma colônia de pescadores e oferece uma ótima rede hoteleira, inclusive um resort.

Os passeios de buggy sobre as dunas são um espetáculo à parte (é neste local que o humorista Renato Aragão filma cenários de desertos, tão comum em seus filmes). O tour pelas dunas inclui: Gruta da Açucena, fontes de água doce, passeio nas dunas, skibunda e Lagoa do Uruaú. É fácil encontrar um motorista credenciado em frente ao Hotel Praia das Fontes.

Lagoa do Uruaú
Quem vai à Praia das Fontes não pode deixar de conhecer a Lagoa do Uruaú. Considerada uma das maiores do Estado, a lagoa é cercada por casas de veraneio e é ideal para a prática de esportes aquáticos – jet ski, lancha, esqui aquático. Margeando a lagoa, o turista encontra uma boa infra-estrutura de barracas com peixe, camarão, carangueijo e bebidas geladas.

Lagoa de Uruaú

Para chegar à lagoa, partindo da Praia das Fontes, siga a estrada no sentido leste até o vilarejo de Uruaú. Suba pelas ruas do vilarejo seguindo o sangradouro da lagoa. Por este caminho só é possível chegar em carros com tração 4×4. Outra opção para chegar ao local é através da Praia da Sucatinga, que fica aproximadamente a 7km da entrada de Beberibe. O caminho é cercado por dunas – um ótimo atrativo para a prática de off road (quadriciclo, motocross etc).

Na Praia da Sucatinga está a Praia dos Anjos, local de filmagem do primeiro episódio do programa No Limite, da Rede Globo.

Caponga

distância de Fortaleza: 72 km

Praia da Caponga

Caponga representa o principal núcleo de pesca do município de Cascavel, de onde está a uma distância de 12 km. Localizada em uma pequena enseada, tem como cenário um coqueiral que contorna os espelhos d’água e um mar bastante calmo com arrecifes. Uma das principais atrações é a Barra da Caponga, formada pelo fluxo da maré.

Uma boa opção para quem está na Caponga é um passeio até Barra Nova. Localizada na barra do rio Choró, a praia possui um cenário de barrancas vermelhas cobertas de vegetação e coqueiros. O conjunto de belezas naturais do lugar faz de Barra Nova um dos pontos mais procurados pelos turistas.

Antes de chegar a Barra Nova, voce passa por outro paraíso: a praia de Águas Belas, outro deleite para os olhos. Também vale uma passada pela bela praia da Balbina.

Apesar de ainda possuir áreas ainda sem ocupação, a praia oferece boa infra-estrutura para turistas.

Cumbuco

Praia do Cumbuco

Cumbuco é uma das praias do litoral oeste preferidas pelos turistas que visitam o Ceará.

Passeio de buggy, um dos mais famosos do Ceará

Com bons restaurantes e muito próxima de Fortaleza, a praia tem como maior atração os famosos passeios de buggy pelas dunas, além de outras atrações como passeios a cavalo e jangada.

Descoberto pelos turistas franceses na década de 80, o lugarejo se localiza numa estreita faixa entre imensas dunas brancas e a praia. Com apenas uma rua principal, que corta o local de ponta a ponta, Cumbuco oferece uma excelente infraestrutura hoteleira e lojas de artesanato.

Skibunda

É nas belíssimas dunas do Cumbuco que os visitantes percorrem trilhas, que podem ser feitas com ou sem emoção. Por trás das dunas se esconde uma lagoa onde é possível mergulhar sobre um skibunda, pequena tábua apropriada para escorregar nas dunas.

A praia é recomendada para a prática do windsurfe e também oferece boas condições para os amantes do surf. As dunas são perfeitas para os adeptos de trilhas de quadricíclos.

dicas bacanas

Lagoa do Banana

» Faça um passeio até a Barra do Cauípe – 6 km de coqueiros e dunas com o visual do mar e do sertão.

» Visite a Lagoa do Banana, onde você encontra balneários com ótimos restaurantes, aluguel de jetski e esqui aquático.

» Agende um mergulho na Lagoa do Parnamirim.

» Não deixe de fazer um passeio de buggy na Duna do Funil, mas se você não gosta de emoções perigosas, peça ao motorista para fazer um passeio “sem emoção”. Por mais poética que seja a expressão, o passeio “com emoção” é adrenalina pura e pode não lhe agradar.

Flecheiras

Praia de Flecheiras

» distância de Fortaleza: 148 km

Flecheiras está localizada numa enseada, entre coqueirais e dunas brancas. Vista de cima, a praia lembra uma meia lua com o mar cercando a cidade.

A leste o mar é protegido por arrecifes que formam piscinas naturais – excelentes para prática do mergulho livre e da caça submarina. Para mergulhadores com mais experiência, há aluguel de jangadas que levam até cinco pessoas para uma bancada de coral que fica a 500 metros da costa.

Praia de Mundaú

Na direção oeste, a praia apresenta um mar aberto, mais forte, ideal para surfistas e velejadores. Todos os meses do ano são bons para a prática do windsurfe e a melhor época para o surf é entre dezembro e janeiro.

Flecheiras também é um local propício para a pesca, o que torna o cardápio dos restaurantes e barracas um dos principais atrativos da cidade.

Quando a maré está baixa, a faixa de areia entre as casas e o mar chega a 50 metros de distância e, à noite, uma boa opção é ficar sentado nas cadeiras de praia colocadas por muitas pousadas que oferecem serviço de bar.

Praia da Lagoinha

Flecheiras tem ligação com as praias da Lagoinha e do Mundaú, que ficam a poucos minutos de carro pela praia. Um passeio imperdível.

dicas bacanas

» Aproveite a maré baixa para fazer um passeio até a barra do Rio Trairí, passando pela Praia de Guajirú (vilarejo de pescadores), ou para ir de carro pela praia até Mundaú.

» Curta o astral da praia ao redor de fogueiras nas noites de lua cheia.

» Fique atento: embora ofereça uma boa infra-estrutura, com pousadas, restaurantes, mercados e posto telefônico, Flecheiras não tem posto de gasolina. O mais próximo fica em Trairí.

Mundaú

Praia de Mundaú

Prepare a câmera fotográfica, pois a natureza foi generosa em Mundaú. Dunas de areias brancas, o encontro entre o rio Mundaú e o mar, além das lagoas, como a de Cabeceiras, são um espetáculo para os olhos de qualquer visitante. A localização de Mundaú está entre as mais privilegiadas do Estado: a praia se encontra na ponta do município de Trairí, limite com Itapipoca.

Muito procurado para veraneio, o vilarejo de Mundaú possui uma vasta vegetação na costa, formando um verdadeiro oásis. As pousadas e as casas são cercadas por coqueiros, cajueiros, goiabeiras, graviolas, mangueiras, entre outras árvores frutíferas. Devido à proximidade do rio, a vegetação permanece verde o ano inteiro.

Uma das principais atrações do local é um passeio de buggy pelas dunas ou até outras praias da região, como as praias da Baleia e Emboaca.

Ponte do Mirante de Mundaú

O acesso a Mundaú é fácil – seja pelo asfalto, pela praia, pelo rio ou até mesmo pelo mar. A foz do rio Mundaú forma um porto seguro para pequenas embarcações que chegam pelo mar. O rio, com sua água azul esverdeada e cristalina, passa por entre as dunas e forma um canal com esplêndidas paisagens que podem ser conferidas num passeio de barco pelo rio e através do manguezal.

Bastante conhecida por seu centro pesqueiro e seu artesanato, a praia oferece uma boa estrutura para o turista, com pousadas, bares e barracas de praia na beira mar.

dicas bacanas

» Confira o encontro do rio Mundaú com o mar

» Mergulhe na Lagoa das Cabaceiras

» Passeie de buggy nas dunas

Passeio de Catamarã pelo Rio Mundaú

» Passeie de Catamarã pelo rio e pelo mar

» Na maré baixa, se delicie com um passeio pela praia até Flexeiras e Emboaca

» Experimente o peixe camurupim e os mais variados pratos de lagosta servidos à beira mar

» Atravesse o rio Mundaú de balsa até a Praia da Baleia

» Se você gosta de passear de carro na beira do mar, fique atento à subida da maré

Jericoacoara

Pedra Furada - Jericoacoara

» distância de Fortaleza: 318 km

Eleito como um dos lugares mais bonitos do planeta, Jericoacoara originou-se de uma vila de pescadores. A famosa praia tem na Pedra Furada seu cartão postal mais conhecido e é cercada de praias desertasdunas de areia brancacoqueirais elagoas de água doce e transparentes.

A cidade de Jijoca é a porta de entrada de Jericoacoara e oferece uma boa infra-estrutura com supermercados, postos de combustíveis, bancos, pousadas, restaurantes etc. Para quem vai de carro, vale lembrar que Jijoca é o último ponto para o abastecimento do carro. A cidade também oferece vários estacionamentos para aqueles visitantes que não possuem carros com tração 4×4 e precisam guardar o carro durante sua estadia em Jeri.

Duna do por-do-sol, nos dar a melhor vista da vila de jericoacoara, além de um por-do-sol perfeito

Também é grande a oferta de traslado entre Jijoca e Jeri por meios de carros confortáveis, além das tradicionais jardineiras. O visitante pode agendar com o mesmo motorista para ir buscá-lo no retorno. Muitos hotéis oferecem esse serviço incluso nas tarifas. O percurso entre Jijoca e Jeri prepara o visitante ao que ele encontrará pela frente. A trilha é bastante sinuosa, sempre desviando de dunas, riachos e pequenos lagos formados pela água da chuva. O cenário muda constantemente, por isso é importante contratar um guia.Para quem possui um carro que permite o acesso a Jeri, há muitos garotos em Jijoca que fazem o papel de guia. O ideal é fazer esse trajeto durante o dia.

A noite de Jeri

Rua Principal de Jeri, localização da maioria dos restaurantes e barzinhos

Se engana quem pensa que Jericoacoara é um paraíso diurno. À noite, Jeri também não pára. A cidade oferece uma vasta oferta gastronômica, pois está repleta de bons restaurantes, pizzarias, lanchonetes, café, creperia etc. Para quem gosta de aproveitar a noite, não faltam opções de bares e forrós. Para quem não gosta de muito agito, aproveite para observar as inúmeras estrelas cadentes que passeiam pelo céu de Jeri. Como não há iluminação pública na cidade, observar o indescritível céu de Jeri é um programa básico para os visitantes. Caminhando até a duna do pôr do sol ou próximo do mar é possível observar uma estreita faixa da cidade iluminada com um imenso céu negro, pontilhado com milhares de estrelas.

dicas bacanas

» Confira os tradicionais forrós de Jeri, freqüentados por visitantes e nativos » Além das caminhadas pelas dunas, você pode conhecer melhor este paraíso fazendopasseios a cavalo, de jangada, de barco e de buggy

Lagoa do Paraíso

» Alugue uma prancha de sandboard (prancha de areia) no Planeta Jery e desça a duna do por-do-sol

» Conheça as lagoas cristalinas, Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso

» Fotografe o pôr do sol em cima da duna principal

» Caminhe até a Pedra Furada pela praia. Caso você não queira andar, vá de buggy. Procure sair cedo (9h no máximo, o sol perto de meio dia castiga muito). Saiba antes como está a maré – se estiver baixa vá pela praia, se estive cheia vá por cima da falésia. A vista do oceano é magnifica

» Procure um buggy e agende um passeio até Tatajuba antiga, que foi coberta pela duna – atravessando um riacho em uma balsa e percorrendo quilômetros de praia. O passeio pode ser com ou sem emoção, além de propiciar as mais belas paisagens da região

Árvore preguiçosa, dizem os nativos que nem ela aguentou a vida mansa de Jeri

» Se você não tem pelo menos dois dias para ficar em Jeri, deixe para a próxima visita ao Ceará. A viagem é longa e não vale a pena passar o dia

» Se você tem um carro 4X4 cuidado com o percurso, há vários caminhos de Jijoca para Jeri e eles estão constantemente mudando devido ao movimento das dunas – procure um guia ou siga outro carro que conheça o trajeto. O caminho que muitos usavam pela praia do Preá foi interditado pelo Ibama

» Verifique seu tanque de combustível e se certifique que tem o bastante para ir até Jeri e votar – o posto mais próximo fica em Jijoca

» Leve protetor solar, chapéu ou boné, pois a exposição ao sol é de 8 horas por dia. A dica é se proteger e não estragar sua estadia em Jeri com queimaduras, insolação ou desidratação

» Não perca por nada o por-do-sol em cima da duna, que acontece por volta das 17h30. A cidade toda sobe para apreciar um dos maiores show da terra. Aguarde o sol baixar por completo e repare que todo mundo desce pelo lado mais íngreme

Famosas redes na Lagoa do Paraíso

» Se viajar de carro, quando chegar em Jijoca, procure um estacionamento onde o proprietário ofereça também o traslado pra Jeri. Assim o estacionamento sai de graça

» Informe-se na recepção da pousada sobre os passeios em Jeri, é mais seguro

» Separe uma boa garrafa de vinho, arranje uma excelente companhia e vá pro pé da duna do por-do-sol a noite. Não há cenário mais mágico

Icaraí de Amontada

 » distância de Fortaleza: 200 km

Icaraizinho, como é carinhosamente chamada, já caiu nas graças dos cearenses, mas muitos que visitam a Terra do Sol não sabem onde fica e  as belezas que oferece a seus visitantes. Situada no litoral oeste do Ceará, na rota do sol poente. Muito lembra a sua vizinha famosa, Jericoacoara, de 20 anos atrás. Uma vila de pescadores, rústica e charmosa, com vários atrativos naturais: dunas, mangues e lagoas. Há pousadas bacanas, como a Vila Mango e a Café Zapata, ideais para casais em Lua de Mel. De agosto a novembro a praia é “invadida” pelos amantes dos esportes náuticos, como windsurf e kitesurf, pois é considerada a melhor praia da região devido aos bons ventos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s